Educação em Saúde Baseada em Evidências

Unifesp integra grupo internacional voltado à Saúde Baseada em Evidências
Brasil figura na Best Evidence Medical Education (BEME) ao lado de países como Estados Unidos, Canadá e Argentina
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é a primeira instituição de ensino do país a abrigar um Centro Internacional de Colaboração da Best Evidence Medical Education (BEME), grupo de indivíduos, universidades e organizações profissionais voltado ao desenvolvimento da educação em Saúde Baseada em Evidências. A cooperação, assinada em março deste ano pela reitora da universidade, Soraya Soubhi Smaili, cria o BICC-BEME-Unifesp, que passa a integrar os 16 centros colaboradores internacionais da BEME no mundo todo.

Estão à frente desse trabalho na universidade as docentes Lia Azeredo Bittencourt, pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, e Maria Stella Peccin, professora associada do Departamento de Ciências do Movimento Humano do Instituto de Saúde e Sociedade (ISS/Unifesp) - Campus Baixada Santista e orientadora dos Programas de Saúde Baseada em Evidências e Interprofissional em Ciências da Saúde. Também compõem o grupo de trabalho a pró-reitora de graduação, Isabel Marian Hartmann de Quadros, e a coordenadora da Rede de Bibliotecas da universidade, Maria Eduarda dos Santos Puga.

O papel do BICC-BEME-Unifesp será disseminar a cultura de uma educação baseada na melhor evidência disponível nos cursos da saúde, auxiliar na elaboração de revisões seguindo a metodologia BEME e promover uma educação em saúde de forma interprofissional, participativa e colaborativa.

De acordo com Peccin, há centros colaboradores nos Estados Unidos, Polônia, Irlanda, Argentina, Romênia, Reino Unido, Holanda, Canadá, Irã e agora no Brasil. "A BEME tem como principal missão disseminar a cultura de uma educação em saúde baseada na ciência. Nosso papel nessa parceria será o de intermediar ações. O BICC-BEME-Unifesp é para toda a comunidade que estuda, pesquisa e se interessa pela Educação dos futuros e atuais profissionais da saúde", comemora.

Artigos Relacionados - Informes

03 Apr 2017 19:27

1. Credits

Credits will be awarded to those students who meet the establishe requirements and are approved [ ... ]

Informes
03 Apr 2017 19:46

General rules of the Postgraduate and Research Pro-Rectorate (PRPGP) for the Beginning, Extension and [ ... ]

Informes
03 Apr 2017 17:56

Coordenadora:

Profa. Dra. Virgínia Fernandes Moça Trevisani

Contato: vfm.trevisani@unifesp.br

Vice-Coordenador:

Prof. [ ... ]

Informes

© 2013 - 2017 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Rua Napoleão de Barros, 865 - Vila Clementino  •  CEP 04024-002 - São Paulo - SP
+55 11 5576 4848 VoIp 2184   •   pgsbeunifesp@gmail.com